De catador a Assessor Comercial da ACDB e diretor do Sindetap Piauí


Aos 53 anos de idade, Josean Almeida Alves é exemplo de determinação, não somente a classe dos catadores, mas também a todos que compreendem que a soma de trabalho, dedicação e paciência resultam em realizações, e, que, a aparência ajuda, mas, não é tudo, pois, a vitória está nas mãos de quem sabe o que quer.


Neto de catadores, filho de não catadores, Josean começou a trabalhar como catador aos 10 anos de idade, e, assim trabalhou por 40 anos, sendo que durante 30 anos viveu no Lixão, passando pela experiência dos quatro tipos de catador: O Trecheiro, Lixão, Individual e Organizado.


Josean Alves em trabalho na COOLIBE

O catador Trecheiro é aquele que vive na estrada catando materiais recicláveis de uma cidade para outra; O catador Lixão é aquele que mora e vive dos recursos do Lixão; O catador Individual é aquele que trabalha por conta própria, cata os materiais e vendas às empresas; Já o Organizado, é o catador que trabalha para cooperativas por meio formal, com horário de entrada e saída, é um funcionário.


Quando tinha 15 anos de idade, Josean se tornou microempresário, e, com mais três pessoas fundou uma cooperativa que leva o nome de COOLIBE no Piauí. Sempre buscando se desenvolver e novas formas de tornar a vida das pessoas a sua volta melhor, ele conheceu os projetos do Sistema INER de Resíduos Sólidos, se tornou Assessor Comercial da ACDB e diretor do Sindetap Piauí. Ele é a prova de que é plenamente possível acabar com o estigma de exclusão e pobreza o qual os catadores foram socialmente condicionados.


Para quem quiser conhecer mais sobre o trabalho do Josean Almeida Alvez, acesse o link de sua página no Facebook: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1809340499219878&id=100004318350799&sfnsn=wiwspmo&extid=6WyFDj0Mz3CjmtVZ

Escrito por: Jornalista Jaqueline Baltokoski de Meneses MTB008815/PR

Entrevista: Repórter Sandra Araújo

262 visualizações

Diretoria de Implantação de Projeto:

Rua Cecília Bonilha nº 145, São Paulo - Capital - (Sede Própria) Telefone: +55 (11) 3991-9919 Todos os Direitos Reservados​ © 2018

"Movimento Passando o Brasil a Limpo"